domingo, 25 de outubro de 2015

Missão ENEM: O Retorno (Dia 2)

3 comentários
 
Hoje, enfim, veio o dia que eu queria para o ENEM.
Apesar de não ter sabido aquela questão de ontem, Matemática (com nada de física!) sempre foi a matéria que consegui manter o 100 até o final do ensino médio. Hoje a divisão principal era português e inglês + matemática + redação, ou seja, coisas nas quais eu, na tese, tenho alguma facilidade.

Ah, antes de falar sobre isso, vamos às novas estatísticas irrelevantes:
Hoje 9 pessoas foram de havaianas (contando comigo);
As pessoas da sala aparentemente não aprendem com a experiência e hoje só eu levei blusa de frio. O resto ficou fungando e espirrando.
2 pessoas que foram ontem faltaram hoje. (E uma delas era o único rapaz da sala);
Fui, novamente, a primeira a sair da sala;
Nenhuma saia e, novamente, dois vestidos contra o resto de calça jeans;
Duas pessoas deixaram a caneta cair até o momento em que eu saí da sala

Sobre a prova de português e inglês, o foco, apesar da nomenclatura diferenciada, estava na interpretação textual. Algumas pediam conceitos relativos a períodos artísticos no Brasil e poucas (raríssimas) dependiam de conceitos relativos a conceitos gramaticais apenas. A de inglês / espanhol estava facílima, para variar. A de inglês ainda mais fácil que a de espanhol, caso queira saber.

A prova de matemática me pegou em algumas partes, mas, graças a deus, a matemática não admite apenas a resolução por decoreba, permitindo o uso de lógica para boa parte de suas questões. Para aquelas que eu não sabia (tipo a fórmula do volume do cilindro), eu pude adaptar coisas que eu sabia (como calcular a área de um círculo, afinal, uso isso toda vez que tenho de costurar uma saia) para resolver a questão com sucesso. Não só isso, para aquelas que envolviam medidas espaciais, pude usar desenho e um tantão de lógica para resolver :D Yay!

Já a redação, enfim, trouxe o tema da violência contra a mulher como foco. Eu deixei a redação por último dessa vez, aproveitando a parte inerte do meu cérebro, enquanto eu resolvia as outras questões, para ir formulando o texto. Assim, quando terminei as 1938273 perguntas eu voltei à folha de redação e o texto estava praticamente pronto na minha mente \o/ Hahah Lifehacks!


Acho que a primeira coisa que pensei quando vi o tema foi aquele dizer "machistas não passarão". Isso nunca foi tão real antes, hauhahua! De todo modo, o tema foi bem tranquilo. Consegui encaixar texto nas 27 linhas e tratei da necessidade de representatividade feminina (inserida de maneira natural) nos aparelhos democráticos do estado, além da abertura de mais canais de escuta e visibilidade dos problemas sociais advindos de práticas que reforçam noções de desigualdade de gênero. Mas minha esperança é que a visibilidade do próprio tema tenha alguma repercussão positiva nos jovens :)

Enfim, hoje eu pude ouvir mais comentários no pós prova:

Não entendi o tema da redação, nada a ver! Escrevi qualquer coisa lá, umas 10 linhas, pra disfarçar, né?

Da 90 pra frente eu respondi, as de antes eu saquei tudo... Tinha umas palavra que eu  nunca vi antes.

#&¨&@#*& que prova difícil do ¨#%&#*¨(*!!!

Já vou pegar o papel do cursinho ali fora, por que né....

Saí a tempo do jogo! Ufa! Ainda bem!

Hahaha, agora é só esperar o resultado! Confesso que estou ansiosa pelo da redação :) (O resto tanto faz. ahuhauha)


3 comentários :

  1. Quero saber o resultado hahahaha

    ResponderExcluir
  2. ahuahuah :D sempre tem uns zzz
    Para a prova de História vc só tinha que saber o Periodo Vagas :D
    Mas eu achei a prova de português muito cansativa... os texto eram muito longos ;-;
    http://diariodelolivlet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh nem fala, chegando na de Matemática ainda tinha mais texto pra ler Y_Y fiquei preguiçosa também. hahah

      Excluir