sábado, 21 de fevereiro de 2015

Visita à Cooperativa Vitória do Belém - TetraPak

Nenhum comentário
(Juro que sempre achei que fosse TetrapaRRRk não TetraPak. Fiquei meio chocada quando uma amiga apontou que não havia R no nome...)

 Nessa Sexta-feira fomos convidados a conhecer a Cooperativa Vitória do Belém, que trabalha com reciclagem de materiais (em especial, embalagens).

Eu nunca havia ido a uma Cooperativa antes, e na verdade nem sabia como funcionava uma, então foi muuuuito interessante passar parte da manhã por lá! Claro que minha parte favorita foi poder andar pelo local e ver os processos de produção, já que não sou lá muy chegada em palestras.

 Saímos por volta de 9h em um ônibus. Bem excursão de escola :)
Em cada assento havia um bombonzinho Sonho de Valsa e uma caixa de água de Coco com Limão (não sabia que existia isso lol)


Chegamos no lugar com algo em torno de 30minutos de viagem. Foi bem rapidinho (estava esperando algo em torno de 2h lol). Fomos recebidos por alguns dos funcionários que não perderam tempo em nos apresentar a estrutura do local.


Todas as paredes, armações, mesas e tubulações são feitas de material reciclado, e em algumas estruturas é possível identificar algumas marcas de embalagens que não foram completamente dissolvidas.

A respeito do processo. Existem dois portões na parte dos fundos reservados para a entrada do lixo a ser separado. Esse lixo é deixado ao fundo e depois movido para  área de separação - que acontece de maneira manual.


Dessa área o lixo é posto em uma esteira (que custou 500mil reais, segundo a funcionária. Não sei em que ano compraram isso, mas certamente há maneiras mais econômicas de se produzir uma esteira.) de baixa velocidade que leva o lixo para cima. Nessa primeira fase são separadas as seringas, vidros e partes cortantes que possam danificar a esteira.


Daí o lixo é jogado em alguns buracos  que levam para grandes sacos postos abaixo da plataforma.


E são posteriormente prensados. Pudemos ver de perto como funciona a máquina de prensa!

 

Uma outra forma de prensar:


Lá pras 10 e pouco tivemos um cafézinho muito gostoso :) Até pão de queijo nos foi servido!


Depois do café fomos guiados até uma palestra com responsáveis pela Cooperativa e por outras atividades de reciclagem. Ganhamos o jornalzinho do Cempre,  um bloco e um caderninho muuuito fofo para rabiscos! :D


A conversa foi a respeito de políticas de reciclagem, papel da mulher nas cooperativas, atitudes de sustentabilidade etc e tal. Dica de sustentabilidade pós palestra? Não precisavam de tanta luz ligada em plena manhã ensolarada, nem de embalagens plásticas para cada pãozinho do lanche :P

Enfim, foi um passei bastante diferente, e gostei de conhecer esse processo e o maquinário todo. Certamente ajuda a compor melhor o glossário mental de coisas que existem no mundo. Hahahah

Nenhum comentário :

Postar um comentário