terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Receita: Cascas de Toranja Cristalizadas

Nenhum comentário



A receita de hoje é algo que quero fazer desde muito nova, quando assisti ao episódio 94 de Pokémon. Nesse episódio Ash vai para uma região de plantação de Toranjas, ou Grapefruit, fruta favorita de um Snorlax guloso. Perto do final do episódio várias e várias cascas cristalizadas de Toranja podem ser vistas com os brilhinhos do açúcar, e claro que essa imagem nunca desapareceu dessa mente faminta.



Ingredientes:
1 Toranja
Panela com água suficiente para cobrir as cascas
Açúcar para cristalizar

Modo de fazer:

1. Lave bem a toranja e parta-a ao meio. Sua casca se soltará com muita facilidade da parte interna. Guarde o miolo em algum lugar. (Ou leia a tirinha ao final para encontrar um melhor uso).


2. Corte a casca em tirinhas pequenas e coloque-as dentro d'água em uma panela. A água deve ser o suficiente para cobrir todas as tirinhas.

3. Deixe-a fervendo por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo. Desligue, troque a água (muito importante trocar a água! Esse processo retira o sabor amargo da toranja) e repita o processo mais 3 vezes. Prove uma das cascas. Caso esteja demasiadamente amarga, repita o processo mais umas duas vezes.


4. Assim que estiverem boas, escorra a água e, mantendo as tirinhas dentro da panela, cubra-as com açúcar cristal. Acenda fogo baixo e deixe que o açúcar derreta até virar uma calda. Mexa as cascas de pouco em pouco para o açúcar não grudar no fundo da panela.


5. E prontinho! As cascas estão prontas para serem, finalmente, comidas!


Elas ficam ótimas para acompanhar uma xícara de café quentinho, ou mesmo chá de hortelã.

Agora, um pequeno aviso de amiga...
A Toranja, apesar de ser tão lindinha por dentro, com aquela cor alaranjada forte ma-ra-vi-lho-sa, não é NADA saborosa. Pelo menos as que eu comprei tinham aquele doce sabor de lava infernal salteada com fel. Uma maravilha! #sóquenão



O melhor uso que encontrei para o suco dela, depois de regar com 2kg de açúcar, foi jogar fora. Mas você também pode presentear um desafeto, ou usar para espantar barata. Sei lá... Se optar por beber, desejo-lhe uma boa, boníssima, sorte.

Nenhum comentário :

Postar um comentário